O mago da luz

Luminária  Cinco Borboletas de Ingo Maurer

O mago da luz

 

Com uma trajetória ímpar, Ingo Maurer, é uma figura ilustre do design de iluminação. Suas criações percorrem mundo afora e jamais passam despercebidas. Ele é incrível!

 

O alemão Ingo Maurer, nascido em 1932, projeta lâmpadas incomuns e sistemas de iluminação sofisticados. Irreverente e desafiador, consegue provocar sensações e capturar emoções advindas da luz. A ela logra formas físicas e contemporâneas. Para o “The New York Times”, declarou: “A iluminação pode soltar uma pessoa ou deixá-la tensa e aborrecida”.

 

elaine+hipolito+divina+proporcao+casa+home

 

Nascido na ilha de Reichenau, no Lago Constança, no sul da Alemanha, Maurer começou a trabalhar como assistente tipográfico na Suíça e na Alemanha. Completou em Munique, no ano de 1958, o curso profissionalizante de design gráfico. Em 1960, mudou-se para Nova Iorque para trabalhar como freelancer. Ao regressar à Europa, três anos mais tarde, iniciou sua carreira com foco na iluminação e, a partir de então, obteve sucesso e notoriedade.

Capaz de criar cenários nada convencionais, emprega em suas luminárias e instalações, técnica apurada, graça, bom humor e leveza. Na verdade, ele desenvolve conceitos de iluminação e peças extraordinárias.

Em 1966, inaugurou o estúdio “Design M” e com ele, criou a luminária de mesa “Bulb” com formato de lâmpada. Deu, assim, início à série que seria sua marca registrada: “Ingo Maurer GmbH”.

 

elaine+hipolito+divina+proporcao+casa

Bulb

 

Em pouco tempo, suas criações ganharam espaço e boa fama. A primeira exposição, aconteceu na Itália, em 1968, e o crescimento de sua empresa e de seu nome no mundo do design nunca mais parou.

A partir de então, ganhou muitos prêmios com peças como Light Structure, Little Black Nothing, Los Minimalos Dos, Lucellino Wall, Wo Bist Du Edison, Porca Miséria e Zettel’z que, ainda, constam em catálogos de museus estrelados como o Museu de Arte Moderna (MoMA), de Nova Iorque.

Em 1984, desenhou a instalação YaYaHo para a exposição “Lumieres je pense a vous”, no centro de arte contemporânea Georges Pampidou, em Paris. Ela consistia em duas cordas de metal com lâmpadas de hidrogênio na ponta. A instalação migrou, depois, para o Villa Medici em Roma e para o Instituto Francês de Arquitetura em Paris.

Em 2005, com exposições e prêmios conquistados pelo mundo afora, foi nomeado Designer Industrial Real pela Real Sociedade das Artes de Londres e posteriormente  recebeu o título de Doutor Honoris Causa pelo Real Colégio das Artes, ainda em Londres.

Hoje, suas peças são encontradas em mais de 120 endereços em todo o mundo. No Brasil, mais precisamente em São Paulo, localiza-se sua representante exclusiva para a América Latina, a FAS Iluminação.

 

#jardinagem #paisagismo #design #designdeinteriores #elainechipólito #elainehipólito #home #casa #arquitetura #eventos #família #reuso #reciclagem #decora #reuso #reciclagem #beleza #cuidadospessoais #pet #decor #decoração #beleza #cuidadospessoais #deusnocomando #acunpuntura #21dias #afirmacoespositivas #autocura #causa #comoajudarooutro #constelacaofamiliar #conversamental #cura  #fé #curadaalma #desenvolvimentodoser #EFT #espiritualidade  #físicaquântica #hooponopono #insigths #lições #oracao #palavrasdecura #reprogramaçãomental #sensitivos #técnicadeEFT

Compartilhe....
Photo By: site Ingo Maurer